domingo, 16 de janeiro de 2011

Guerre en Guinée - Documento histórico (hard stuff)


Este post surgiu na sequência de uma mensagem de e-mail que recebi com um link para o vídeo que aqui apresento.

Quero alertar que as imagens são duras. Apresentam um cenário de guerra no qual onde dois jovens militares morreram. Portanto, quem for mais sensível não deverá correr este vídeo.


A operação a que estas imagens se referem foi denominada "Ostra Amarga", embora entre os militares que nela participaram ficasse mais conhecida como operação "Paris Match". Ocorreu em 18 de Outubro de 1969.

Informações mais detalhadas sobre esta operação poderão ser encontradas no blogue "Luís Graça e Camaradas da Guiné", onde a história é contada por aqueles que viveram a guerra ao vivo e a cores.

Duas notas finais para os estremocenses:

  • a comandar a companhia emboscada pelas milícias do PAIGC estava o (então) capitão José Mendes Sentieiro, o qual veio a ser Comandante do Regimento de Cavalaria de Estremoz, entre 1991 e 1992;
  • o estremocense António de Spínola, à época Governador Militar da Guiné, confirma neste vídeo a fama que já vinha dos tempos em que havia comandado o Batalhão de Cavalaria n.º 345 (saído do RC3 de Estremoz) de não se furtar a estar presente nos cenários de guerra, em especial quando os seus subordinados eram vítimas de ataques.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Número total de visualizações de páginas

CQ Counter, eXTReMe Tracking and SiteMeter

eXTReMe Tracker
Site Meter