Nem todos saberão mas a I Feira Medieval de Estremoz foi realizada com apoios oficiais deveras reduzidos, numa base de voluntariado e de carolice. Ainda assim foi um sucesso. Foi um sucesso também porque ao invés de ser abrilhantada por profissionais que repetem - a troco de dinheiro - os seus números pelas várias feiras medievais já existentes, esta contou com uma elevada participação popular, custeando cada um as suas próprias vestes medievas. Houve igualmente artistas convidados, porém estes deslocaram-se a Estremoz a troco de alimentação e alojamento, não cobrando quaisquer honorários, havendo ainda a agradecer a algumas entidades públicas a disponibilização de alguns dos seus recursos humanos, materiais e activos biológicos (cavalos), bem como às empresas locais que disponibilizaram géneros e serviços para levar por diante esta empresa.
Ao Município e - especialmente - aos seus trabalhadores, há a agradecer fundamentalmente o apoio logístico e o entusiasmo dos funcionários municipais na montagem do "cenário" do evento.
A palavra final tem de ir obrigatoriamente para nossos alunos do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural - da Escola Secundária da Rainha Santa Isabel de Estremoz - e, muito particularmente, para os 3 professores que lideraram, arriscaram e puseram a cabeça no cepo enquanto outros esperaram para ver...